quarta-feira, 10 de outubro de 2012

REOLHARES DO TEMPO -PROSA E POESIA

Eva de Lourdes C. da Silva

"Escrever é apurar o olhar.Escrever é desnudar-se frente aos leitores". Eva  C.da Silva, natural de Cambará do Sul é hoje lageana por vontade e adoção,com uma vivência nesta cidade catarinense de mais de quarenta anos.
Sua obra reflete uma escritora centrada e sensível, qualidades que transmite aos textos poéticos ou narrativos.
Estes últimos ,relatos importantes de estilos de vida que trouxe de sua terra natal e encontraram eco na serra catarinense de modo que reflete contextos semelhantes  nestes Estados do sul.

São contextos encontrados em "Tropeadas da Vida" comovente relato da história pessoal e que abrange o regionalismo sulino, daí deslocando-se para relatos históricos que marcaram os primórdios do sécilo XXI, como o atentado  de  onze Setembro nos Estados Unidos,a mais poderosa nação do mundo!
Daí para o excelente texto",no gênero ensaio -  "Palavra: Magia e Poder" estimulando ao " exercício coníinuo para um melhor domÍnio linguístico"..

São relatos que alertam comovem,denunciam demonstrando o escritor com visão crítica apurada a serviço da educação e da cultura ".Pinheiro no Asfalto" , como exemplo desta parte do livro confirma esta dedução ao denunciar o "desastre ecológico".

A autora vai dos tempos de memória ao cotidiano atualizado também pela musicalidade poética onde aflora sua sensibilidade:" Mas poetizar é antes de tudo,falar silenciosamente ao coração"
Dá à palavra poético o poder de transformação em" Alquimia da Alma"ao mesmo tempo em que reafirma ser a poesia a expressão da subjetividade expressa já neste título.

Atualizada, não se nega ao exercício do nano e do microconto,embora seu estilo seja claro e conciso não extrapolando os rigores da clareza.

REOLHARES denota em sua tessitura a alma feminina sensível,atenta,generosa que faz de seus sentimentos, pensamentos ,impressões e vivências registros que eternizam contextos e situações de forma lírica, histórica ,científica e artística.

No seu contexto, a obra demonstra de forma contundente sentimentos e valores  compartilhados por aqueles que amam e tentam decifrar o poder das palavras com as quais se busca entender o mundo e a si mesmo!

Nenhum comentário: