quinta-feira, 11 de outubro de 2012

COLÉGIO SANTA CATARINA!



Hoje mais um encontro com alunos do Colégio Santa Catarina.Como sempre a gratificante recepção de professoras e alunos daquela instituição educacional, no centro de Florianópolis.
Fala-se muito do desinteresse pela leitura no Brasil.
Não é esta a impressão de quem está em contato direto com as escolas em nosso Estado
.
Posso falar com mais convicção, em Florianópolis, onde professores, bibliotecários, Secretaria Municipal de Educação têm mudado consideravelmente este quadro.

Não recordo quando,com tanta intensidade, se tem dado atenção à leitura e aos escritores regionais. De alguns anos  para cá tenho tido a possibilidade de conferir o trabalho apurado,atento e muitíssimo elaborado de muitas escolas municipais e particulares que buscam valorizar escritores catarinenses apresentando-nos aos leitores de todas as idades desde as séries iniciais até alunos jovens e adultos do CEJA .

Só no mês de agosto até o dia de hoje estive conferindo, a convite de bibliotecários, professores e dirigentes de Centros Culturais os trabalhos desenvolvidos no intuito de formar leitores.

São encenações teatrais, festivais de poesia,  ilustrações,diálogos todos provindos da leitura de vários autores que saem das escolas convictos de que seu trabalho valeu a pena!

Os profissionais do conhecimento são nossos maiores divulgadores e os maiores incentivadores da leitura proporcionando a seus alunos benefícios imensuráveis.

Na simplicidade das salas de aula eles conseguem gravar nas almas jovens lições inesquecíveis de iniciativas como criar poesia,escrever roteiros teatrais,subir ao palco, pesquisar sobre culturas e características de outros cenários,do pensar de personagens e principalmente transitar entre todos estes universos de histórias que embora se proponham como ficção, na verdade escondem nas entrelinhas o conhecimento de nosso eu profundo representado pelas ações dos personagens e suas circunstâncias que nada mais são que as circunstâncias de todos nós.

Como age e reage nesta ou naquela situação o ser ficcional que nos representa grava de forma indelével em nossa lições de vida muitos ensinamentos além da expansão da consciência crítica que observa, analisa e confere respostas a questões existenciais e do contexto que nos rodeia.

Entre as escolas que tenho visitado, pela quarta vez estive neste inicio de outubro no Colégio Santa Catarina, da rede particular de ensino onde foi possível verificar e participar do resultado das leituras de alunos do quintos anos que concretizaram como personagens, a leitura dos livro "Aventuras na Serra" de minha autoria.

A releitura se deu por meio da representação teatral com roteiro organizado pelos próprios alunos.
Daí se pode inferir facilmente quantas possibilidades de leitura e releitura um único livro pode oferecer.


Orientados pelas professoras dos dois períodos ,os leitores destas turmas não só desenvolveram uma leitura solitária,como também socializaram esta leitura,viajaram usando a imaginação para estilos de vida próximos porém distintos de seu dia a dia no litoral, venceram a inibição ,conheceram técnicas básicas de representação teatral, cenário, adequação de traje,  interpretação de texto e organização de
trabalhos em equipes, enfim são inúmeras as possibilidades que a leitura proporciona.


Quanto aos autores tais oportunidades estimulam à continuação de um trabalho inicialmente solitário que se completa na receptividade dos seus leitores.
Da minha parte só posso agradecer pela oportunidade de ver objetivos sendo atingidos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns e obrigada por estar sempre junto de nós, compartilhando ideias e passando aos nossos alunos ensinamentos sobre a importância da leitura!!!
Luana de Arruda
Bibliotecária
Colégio Santa Catarina