segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A Felicidade se conquista com a Gentileza




As estatísticas da posição do Brasil no ranking mundial da Educação e dos Esportes, só para falar de dois temas que nos interessam mais de perto têm sido arrasadoras.
A tristeza e desencanto nos fazem pensar como é possível que um país tão bem dotado em sua grandeza natural,em seu número de habitantes,em seu vasto território possa ser tão inoperante nestas áreas ,incluíndo-se a Cultura,Saúde,Segurança para ocupar a 88ª posição na educação,sendo o 6º em Economia, comparado a países bem mais pobres e aos demais países da América Latina.

É de doer até fisicamente tal constatação.

A falta de limites e de leis sensatas e objetivas,para serem cumpridas, gerou uma população que não reconhece valores e nem respeita desde as mais simples hierarquias até os símbolos nacionais.Que não reverencia a pátria,a família, nem busca o conhecimento ou a espiritualidade.A essência do ser humano.

Muitos poderão contestar apontando aqui e ali núcleos bem sucedidos.
Existem,claro.E são muitos, como muitos são os cidadãos honestos e respeitadores e profícuos no seus misteres.

Falamos de modo geral ,falamos do aumento assustador da violência,do desrespeito às leis de trânsito,do direito de ir e vir,dos serviços prestados(ou não) aos contribuintes.
Falamos da falta de educação básica cujos efeitos se fazem sentir nas escolas, minando a vontade de estudar dos que sabem da importância de adquirir conhecimento, e do desânimo dos professores que precisam trabalhar com jovens completamente alienados dos seus deveres e que se julgam donos de todos os direitos.

O que nos falta? De que somos feitos que não conseguimos crescer em cultura,conhecimento,educação?

Todos sofrem a falta da medalha de ouro do futebol quando perdemos todas as medalhas na Educação Cultura, Saúde, Estradas...

Quando nossa cidades se transformaram em caminhos obstruídos para nossos ir e vir.
E por falar nelas por que se morre tanto nas estradas brasileiras?
As estatísticas demonstram mais mortes que em guerras tão noticiadas.

As pessoas morrem na porta dos hospitais.Os médicos não dão conta de atender um sistema afogado em números.Os professores não conseguem realizar seu trabalho como o idealizado.

Não há respeito,atenção,gentileza.
Temos assistido ao sucesso de escolas militares comprovando que só a educação, disciplina,respeito dos menos experientes à experiência dos adultos, bem intencionados e competentes, é capaz de nos tirar deste lamaçal de péssima educação básica que gera o cinismo e as ironias daqueles que buscam aparecer entre os demais pela conduta negativa e a prepotência ignorante; que se imaginam fora de qualquer obrigação, como se fossem seres especiais aos quais todos se devem curvar.

Como acabar com o desrespeito à vida?

Já tivemos escolas que prezavam a disciplina das filas para entrar nas salas de aula, que promoviam momentos de tributo aos símbolos nacionais,defiles em homenagem ao sete de setembro,respeito aos pais e professores.

Não sei em que tempo,ou quem passou a confundir disciplina,respeito com falta de liberdade ou repressão psicológica.Infeliz orientação que faz da hierarquia natural da experiência e do saber uma coisa do passado.

Não sei quem interpretou o Estatuto da Criança e do Adolescente como uma arma contra pais e professores e que por isto confundiu que ter Direitos significa não ter Deveres.

Sabemos que não há males que durem para sempre.Esperemos que a luz do conhecimento possa trazer-nos Sabedoria e Amor por este país que tem tudo para sobressair no panorama mundial desde que seu povo seja dotado de no mínimo boa vontade e educação básica,se não pudermos atingir o melhor!

Um povo só consegue progredir e viver em paz revendo comportamentos,porque só se colhe o que se planta.
Nada mais certo do que as leis de  causa e consequência.
É preciso perder a arrogância achando que tudo no passado estava errado e aprender que só com respeito,gentileza e disciplina podemos sonhar com um país para todos,onde todos possam evoluir pela ordem atingindo o progresso e a liberdade!






Nenhum comentário: