segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Embriaguem-se (Baudelaire)


"É preciso estar sempre embriagado.Aí está: eis a única questão.Para não sentirem o fardo horrível do Tempo que verga e inclina para a terra, é preciso que se embriaguem sem descanso.

Com quê? Com vinho,poesia ou virtude, a escolher.Mas embriaguem-se.
E se, porventura, nos degraus de um palácio, sobre a relva verde de um fosso, na solidão morna de um quarto, a embriaguez diminuir ou desaparecer quando você acordar, pergunte ao vento,à vaga, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo que que flui, a tudo que geme, a tudo que gira, a tudo que canta, a tudo que fala, pergunte que horas são; o vento , a vaga, a estrela ,o pássaro, o relógio responderão: É hora de embriagar-se! Para não serem os escravos martirizados do Tempo, embriaguem-se;embriaguem-se sem descanso.
Com vinho, poesia ou virtude, a escolher."

Baudelaire - poeta francês do período realista era de temperamento inquieto, complexo, com uma sensibilidade exacerbada.Charles Baudelaire ( 1821 -1867) sentiu-se atraído, como os parnasianos ,pelo valor plástico da palavras, das imagens;porém sua arte é muito mais refinada,mais emotiva,mais sugestiva.Com doentia predileção cantou em Flores do Mal, livro de poemas os prazeres mórbidos, a atração do vício, suas angústias e amarguras, com sinceridade jamais observadas.Influenciou consideravelmente a poesia francesa. (W.M.JACKSON )

Diminuta resenha - O negativismo de sua principal e grande obra Flores do Mal ,revela esta extrema sensibilidade que extrapola de sua visão a respeito da situação humana de impermanência e de fraqueza frente às tentações.

Nenhum comentário: