sexta-feira, 10 de abril de 2015

Enfim -Resenha Yedda Goulart


ENFIM! POEMA E PROSA

Maria Waltair Carvalho

 Desde o título desta obra é possível sentir o profundo suspiro de um poeta!É um suspiro de alívio, de realização e, principalmente de vitória!

ENFIM, venci a luta: entre mim e as palavras, entre o concreto e o abstrato, entre a forma e conteúdo, entre aspiração e realização.

Como diria Carlos Drummond de Andrade: “Lutar com as palavras/é a luta mais vã/Entanto lutamos/mal rompe a manhã.”

 “Enfim” obra que vai do anseio de uma alma a conceitos da realidade demonstra no conteúdo diversificado as habilidades da autora para as múltiplas vertentes da Literatura. Na verdade tal diversificação está implícita no subtítulo: Poema e Prosa, por onde transitam os suspiros da solidão, a intensidade amorosa da maternidade, das saudades, das presenças e ausências.

No poema “Morte” Há uma profunda necessidade de definir o indefinível, e uma abrangente circularidade numa busca de expansão para entendimento e reafirmação de esperança sobre os complexos processos de vida e morte. A conclusão é de que a vida continua realizando nossas expectativas de felicidade e evolução!

Em “Poemando o universo Feminino” os poemas denotam o desvendamento de certezas, dúvidas, receios, reafirmações de tendências numa linguagem suave e ao mesmo tempo questionadora e crítica.(Cansei de Ser Metade,Por que a Arrogância?)

Em Prosa revela-se a professora, pesquisadora e a mulher engajada em seu momento histórico, político  e pessoal.

Portanto,”Enfim” ,transcende,alerta,emociona e disserta sobre nossa comum humanidade!


!

Nenhum comentário: