quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Rainer Maria Rilke


"Cartas a um Jovem Poeta"

Nasceu em Praga em 1875.Escreveu em alemão várias obras em prosa,mas é mais conhecido por suas poesias cujas caraterísticas apresentam um tom mais espiritual e o gosto pelas imagens como em "Elegias de Duíno" escritas entre 1912 e 1922.
Sua obra mais conhecida é "Cartas a um Jovem Poeta" que escreveu a um jovem amigo indeciso entre a carreira militar e a literária.Faleceu em 1926 aos 51 anos.


Destaco: "leia o menos possível trabalhos de estética e crítica ( ...) As obras de arte são de uma infinita solidão;nada as pode alcançar tão pouco a crítica.Só o amor as pode compreender e manter e mostrar-se justo com elas.É sempre a si mesmo e ao seu sentimento que deve dar razão contra toda explanação,comentário ou introdução desta espécie.Mesmo que se engane, o desenvolvimento cultural de sua vida interior há de conduzi-lo devagar,e com o tempo,a outra compreensão(...).
Ser artista não significa calcular e contar, mas sim amadurecer como a árvore que não apressa a sua seiva e enfrenta tranquila as tempestades da primavera, sem medo que depois dela não venha nenhum verão.O verão há de vir.(...)a paciência é tudo."

Nenhum comentário: