terça-feira, 11 de setembro de 2012

REFLEXÃO


Este texto apresenta o livro :"A FELICIDADE SE CONQUISTA COM A GENTILEZA."



Não há nada novo debaixo do sol (...) Livro do Eclesiastes


O mesmo se pode dizer deste livro, que se pretende, não como novidade mas como mais uma oportunidade de reflexão.Sabemos todos que é da educação e da cultura  que nasce a consciência dos limites pessoais e do respeito ao bem comum.

 Não existe nada de novo nas idéias aqui contidas.Talvez apenas a forma amorosa com que foi escrito e o desejo de ser útil de alguma forma.O livro nasceu de uma grande inquietação diante da permissividade da educação cujos desvios geram a violência social restringindo a liberdade de todos, ceifando vidas e infelicitando as relações familiares,amorosas e coletivas.

È necessário que sejam retomadas algumas normas de convivência que nos aproximem da verdadeira essência do ser humano e possibilitem alívio do

 stress que tomou conta de nossas vidas por falta de que se valorize, perante os jovens , a educação como essencial à felicidade e à conquista da realização pessoal.

A idéia de que ser jovem e ser moderno é transpor conceitos e virtudes considerados do passado tem gerado muita tristeza e desencanto nas relações íntimas e sociais e nasce da permissividade com que pais atarefados enfrentam as avassaladoras influências do mundo.Há confusão entre permissividade, liberdade e relacionamento amoroso entre pais e filhos.

É preciso mostrar aos jovens que ser como todo mundo não é assimilar atitudes negativas, desrespeitosas ou vícios.

Demonstrar que o ser humano nasceu para crescer em todos os sentidos e que os valores essenciais da natureza humana nunca estarão fora de moda ,mas ao contrário devem ser aprimorados.

Embora nada disto seja novidade, a correria da rotina está transformando o homem num ser que apenas é instruído para  desenvolver uma profissão que lhe garanta status financeiro e poder pessoal.

Assim, o jovem se prepara para alcançar uma profissão , mas não para exerce-la com altruísmo e amor.

O individualismo  alimentado pela satisfação de vontades, pelo consumismo desenfreado, ao lado  da produção cultural massiva de baixa qualidade, tais como os “reality shows “ ,os programas que maximizam o crime e a violência ( reportagens,filmes e até o personagens de animação ,etc),a  falta de educação básica, e uma cultura de liberdade sem limites,  estão produzindo a sensação de que a vida  não tem nada além da satisfação de qualquer capricho. Nada tem limites.

Nem o crime! 

Estamos como que adormecidos diante da agitação dos dias,priorizando compromissos que  nunca terminam e nos perdendo de uma visão maior de nossa destinação.Se este livro for útil  e de alguma forma seja capaz de tocar a sensibilidade de alguém, mesmo que de uma só pessoa, sentir-me-ei recompensada.


A autora.

Nenhum comentário: