segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Resenha do livro "A Cidade dos Desgraçados"

Hugo Máximo

*Publicado no Boletim “O Balainho”


Neste livro, Hugo Máximo demonstra seu domínio sobre o romance de sus-pense com fortes componentes visuais o que nos faz refletir sobre as possibili-dades de apresentação cinematográfica, o que o transformaria num filme de terror .

A obra transpõe os limites da realidade e nos conduz totalmente a uma dimen-são surreal onde se trava a batalha entre o bem e o mal, entre a fragilidade humana e o poder das trevas.

A trama muito bem urdida mantém o sobressalto até o último capítulo e a lei-tura como que nos faz reféns ao lado dos personagens , solidarizando-nos com eles e sentindo os horrores que enfrentam.

Classificando-o como fábula, o autor nos incita à decodificação de um conteú-do polissêmico , portanto altamente metaforizado.

A Cidade dos Desgraçados- contém ingredientes insólitos e nos coloca frente a frente com nossos limites.

O tema traz à tona a questão da acomodação e do servilismo diante do poder maior e do medo ao mesmo tempo que demonstra a capacidade humana de superação do ceticismo e do medo.

E é esta superação a única forma de salvação. O suspense em que a trama mantém o leitor é digno dos mestres deste estilo.

Nenhum comentário: